Centro de Competêcia - Batalha

O projecto do Centro de Competência "Entre Mar e Serra" (CCEMS) apresentado a concurso em 1998 especificava a especialidade de Aplicações Pedagógicas do Computador e das Redes Telemáticas.

"Na escola, continuamos a centrar o problema e a sua solução no professor, nos diversos papéis que desempenha na escola (docência, organização e gestão) e nas suas concepções e atitudes face à educação e à tecnologia. Para uma mudança de atitudes e plena integração das TIC nos processos de interacção na escola parece-nos fundamental, enquanto Centro de Competência, promover a concretização das seguintes finalidades:

  • Encarar a Formação Contínua de Professores não só na perspectiva da aquisição de competências, mas também como uma vivência a integrar no processo de ensino aprendizagem e no seu quotidiano de relação com a escola e a sociedade.
  • Promover novas atitudes e abordagens dos alunos face à Escola e ao trabalho escolar.
  • Estimular a participação dos alunos através de metodologias mais envolventes e motivadoras, permitidas pelo uso das TIC, e uma maior intervenção dos mesmos no processo de ensino-aprendizagem, na vida da Escola e da Comunidade.
  • Criar condições para garantir a correcta instalação e funcionamento dos recursos informáticos. A fiabilidade dos meios informáticos é particularmente importante na mudança de atitudes (não se pode esperar que sejam as escolas, muitas vezes isoladas e com grande falta de recursos, ou os professores a garantir essa fiabilidade).
  • Constituir uma equipa técnica capaz de dar suporte às iniciativas e projectos das escolas.
  • Promover a constituição de intranets nas escolas como forma eficaz de introdução e divulgação das TIC e da sua integração na vivência diária de todos os elementos da escola.
  • Promover a utilização e criação de Software Educativo."

In Projecto de Centro de Competência "Entre Mar E Serra", 1997

Este documento deverá aparecer numa nova janela.
Se não foi assim, clique aqui: CCEMS - Batalha


ThemeGurus
Utilizador não identificado. (Entrar)